top of page

Grávida ao volante? Porque não?

  • desigualescolacond
  • 1 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

"Grávida ao volante: 8 dicas de segurança. Siga as nossas dicas de segurança para conduzir durante a gravidez ... até ao dia D!





É o momento mais feliz da sua vida, mas não é por isso que precisa de deixar outras paixões de lado (já basta o facto de não poder comer sushi, por exemplo). Por isso, conduza sem medos até se sentir confortável.

1 - Cinto de segurança, sempre Longe do pescoço, em cima do ombro, a atravessar o peito, em cima das ancas e por baixo da barriga. Durante a gravidez, é assim que deve usar o cinto de segurança: está proibida de o colocar por cima da barriga, até porque isso não seria nada confortável...

2 - Espaço para a barriguinha A sua barriga cresce todos os meses - por isso, será preciso ajustar o seu banco e garantir uma distância confortável entra ela e o volante regularmente, para que conduzir nunca seja um incómodo

3 - Airbag ON Em caso de impacto, o airbag aumenta a hipótese de proteger o feto, embora o seu efeito explosivo de ativação pareça violento. Por isso respire fundo, mantenha o airbag ligado e acredite no poder da tecnologia automóvel.

4 - Banda pélvica Não é obrigatório, mas torna qualquer viagem mais confortável. Sobretudo nos últimos meses de gravidez, sentir-se-á muito melhor a conduzir quando colocar a banda pélvica.

5 - Roupa e calçado confortável Esta é uma regra para grávidas e não grávidas (especialmente para as mulheres que conduzem com saltos fininhos - como é que conseguem?) mas nesta altura é ainda mais importante. Prefira sapatos rasos, sem salto, use roupa larga e confortável quando conduzir. Uma boa dica é ter sempre uns ténis na bagageira do carro, prontos a usar depois de uma reunião onde teve de ir mais formal.

6 - Condução defensiva Mais uma questão a que todos os condutores devem ter em atenção, mas que convém lembrar as grávidas. É recomendável aumentar a distância de segurança entre o seu carro e o da frente, e evitar manobras bruscas. Condução defensiva é a palavra de ordem.

7- Pare para descansar Também porque deve parar para comer regularmente, convém fazer paragens frequentes e evitar grandes viagens. Aproveite as áreas de serviço da autoestrada para descansar um pouco e mexer as pernas, para estimular a cirgulação sanguínea.

8 - Deixe de conduzir quando não se sentir segura Quando não se sentir bem ao volante, deixe de conduzir e interrompa a condução até o bebé nascer."

 
 
 

Comentários


bottom of page